sábado, fevereiro 11, 2006

Phonsekeorema XXVII

Não és Ninguém...

Ando tão afastado das lides bloguistas que nem me apercebi que o blog fez dia 9 de Fevereiro um aninho... Tanta imbecilidade num ano, é obra...
Mas vamos ao que interessa... Mais uma vez promovi um texto meu, desta feita escrito em 27 de Fevereiro do ano passado.
Ninguém: (Do latim Ne(c)quem), tem o significado de nenhuma pessoa, desconhecido…
Nada: (Do latim nata de nulla res nata), tem o significado de não existência, ausência e quantidade, coisa nenhuma, inanidade, ninharia, nonada, bagatela, inutilidade…
E chateado com o amigo disse-lhe: “Não és ninguém…”
Em que o amigo responde: “Pois!!!”
Vamos lá ver uma coisa, ninguém é ninguém, é um desconhecido, algo que não existe. Se é assim, porque raio dizemos em tom de ofensa, ou tentativa disso, que fulano é ninguém?
Se queremos ofender alguém, não podemos expressar uma ofensa dizendo que esse nosso inimigo, essa malévola personagem que ainda à minutos era meu aliado na vida, em tudo, de repente, rouba-nos o action men, o carrinho que até deitava fogo, ou mesmo começou a gostar da miúda que eu também gostava tanto, aquela do 4º ano… é alguém!!!
Não, não e não! Meninos, na guerra não podemos desvendar a nossa parte fraca. Se queremos ofender o nosso ex amigo, roubem-lhe também a miúda, ou façam o que quiserem, mas não lhe digam que ele é alguém…
Pronto, visto isto assim, quase na brincadeira, ninguém é ninguém, por isso não podemos ofender alguém dizendo-lhe “não és ninguém”. Pois, ele é alguém, por isso não pode ver as ofensas proferidas como insulto.
Ninguém, nada, ausência, patavina, nicles, é o significado de coisa alguma, nem podemos falar duma coisa, se o seu significado “não existe”, ele próprio diz peva…
Lá está, até falando assim, do significado de ninguém, temos que dizer que o próprio significado diz… nada.
Nada e ninguém é nada e acabou, digam-me que não sou nada e eu agradeço a tentativa, estúpida, asinina, lerda de me tentar insultar…
Pensemos antes de falar…
Phonseka ©

9 comentários:

Carla disse...

Muito bem!, tu tens cá umas teorias ke não lembram a alguém...
Só tu!
Bjx

Anónimo disse...

não há dúvida...
ninguém é como tu...
mas, se ninguém é como tu, logo tu és ninguém. ora se tu és ninguém e alguém te diz que não és ninguém, esse alguém está a insultar-te ao dizer que tu não és tu já que tu és ninguém...

penso eu de que...

Müs disse...

Estranhei não referires o bem conhecido "Frei Luís de Sousa":
«- Quem és tu, Romeiro?»
«- NINGUÉM!!!»
Este senhor tem um problema...

Squeezy disse...

agora que me lembras o meu blog tb faz 1ano este mês!!!!..lol...acho k se não fosses tu já nem me ia lembrar...lol...parabéns aqui pelo teu cantinho..

Indibiduo disse...

Ora ai está! Lembrei-me de fazer um post do género, mas agora que vi o teu já não vale a pena!

Parabéns

Em busca da Paz de Espírito disse...

Em termos lógicos ... não és nimguém ... origina uma dupla negação!? Se a dupla negação converte-se em afirmação ... bem aí já é com cada um :-)) Força!

Esther disse...

Olá Phonsequinhaaaaa!!!!!!!!!!!!

Diabo da Tasmânia disse...

Parabéns pá.
Eu tambem vou pela teoria da dupla negação. ora, se não és ninguém é porque és alguém. Mas isso ainda torna o insulto mais idiota. chamar-te "alguém" ainda é menos ofensivo que "ninguém". É uma pena que uma lingua tão rica em palavras e construções ofensivas esteja a ser negligenciada assim. Isso não é nada (cá está outro exemplo de dupla negação), mas se é nada é porque é alguma coisa, mas dizer que é alguma coisa é neutro. teria então de dizer isso que estão a fazer é uma coisa feia, por exemplo. vamos todos reflectir sobre se é este o futuro que queremos para o português vernáculo.
Boa continuação

pisconight disse...

E se for um Zé Ninguém?
;)