domingo, agosto 28, 2005

PHONSEKEOREMA XIII

Mirra???
Ora bem, depois desta ausência, venho com novas e imbecis ideias e ainda com a pele vermelha queimada do sol…
Isto de ser loiro e ter pele “mini milk” tem que se lhe diga.
Queria agradecer terem comentado no post de anúncio do anúncio do que queria anunciar, estou de veras agradecido, o meu bem haja… (bonito, não?) mas por motivos de ordenação do blog e dos posts vou delectar esse post, ok?

Pois é, hoje vou escrever o Phonsekeorema XIII, mais uma imbecilidade que me vem atormentando há bastante tempo, e se calhar alguns de vocês também.
Ora, há 2005 anos atrás, num belo dia de sol e chuvoso alguém disse: Ah e tal, vai nascer o salvador do mundo e tal… Como nessa altura tudo o que se dizia era verdade, pois ainda não existia o serviço noticioso da TVI, essa notícia pegou e toda a gente exclamou: a sério!!!
A notícia percorreu o mundo e chegou aos ouvidos de três gajos. Esses três gajos dizem chamarem-se Reis Magos…
Bom, até aqui tudo bem, mas eles são Reis de quê? Serão Reis lá das suas terrinhas, mas não é ai que quero chegar, mas sim nos MAGOS. Magos??? Mas magos de quê. Será que são os Merlins lá do reino? Mas afinal são os Reis ou são os Magos??? Que tipo de magias fariam? Mas que se lixe as magias deles, onde quero chegar mesmo é nos seus presentinhos para uma criança, que só por acaso era o salvador do mundo…
Já tentei perceber a escolha de cada um, mas não cheguei a uma conclusão plausível. Dos três a que ainda posso aplaudir será o que levou o ouro. Ouro e tal até que nem é mau, mas as escolhas dos outros dois Reis levou-me a pensar que andavam metidos em alguma especiaria marada…
O ganzoneas que teve a feliz ideia de levar incenso??? Quê, pelo caminho passou por algum centro comercial e foi até à “Natura” atou o camelo ao urso que ornamenta a dita loja e comprou uns pauzinhos de incenso: Ah como gosto deste cheiro de limão, vou levar um pauzinho, e este, ó Belchior, anda cá ver se gostas mais deste de ópio ou deste a cheirar a abacaxi. Por favor maus amigos, trata-se do salvador do mundo… incenso? Só faltava levar também umas velinhas de cheiro, e um chinelo havaiano, já agora…
Agora sim o prémio que conseguiu ultrapassar o primeiro lugar dos piores presentes alguma vez dado, o par de meias e o lenço de pano, esse presente é, e se alguém me puder ajudar a desvendar o que é isso agradecia… A MIRRA…
Mirra??? Mas alguém leva mirra ao salvador do mundo? Eu nem sequer sei o que é mirra, mas nem o nome é giro… Mirra???
Por favor, que levassem um gizo, um boneco de borracha com um apito irritante por baixo, um pijaminha azul clarinho, uma Playstation II sei lá, mas mirra??? Mas que raio é mirra???
Mas a verdade é que vindo de três gajos que se chamam Belchior, Baltazar e Gaspar, bem…
Phonseka ®

sexta-feira, agosto 12, 2005

PHONSEKEOREMA XII

Requisitos para ser polícia
Mais uma vez atrasado na actualização deste imbecil blog, mas isso já vem sendo um hábito por estas bandas.
Este atraso deveu-se à ausência de Internet devido a férias, o que é sempre um bom sinal…
Venho de férias, das quais ainda gozo, mas já com net, com um Phonsekeorema, o XII, o qual após ser publicado serei perseguido.
Bom, venho falar do requisito da grande barriga, do bigode e da roseta dos polícias portugueses (não é Crüs???) …
Pois bem, estive com atenção e tomei notas no meu bloco de meia folha, que para se ser polícia tem que se envergar um belo dum farfalhudo bigode, duma bela pança e uma corzinha nas bochechas (roseta).
Acho que no seio da polícia, o lema deve andar perto de ser, “polícia que é polícia tem que ter bigode, ter barriga e ganhar uma cor na zona bochechal”…
Depois há a questão de quem tem o maior bigode, a maior barriga e a roseta mais acentuada ser o melhor polícia da esquadra. É que coloquei os meus três neurónios a pensar e cheguei à conclusão que o melhor polícia é aquele que já nada tem a provar dentro da esquadra, polícia esse que é o que ostenta o bigode mais farfalhudo e em forma de ferradura, que cheguei também à bela da conclusão que servirá para dar sorte, o que se vangloria com a barriga a despoletar por entre os botões da farda, e o que pompeia a roseta mais rosada lá do sitio…
Agora andam praí uns novos polícias, que se assemelham com armários, carecas, que mais parecem de intervenção, esses devem ser a vergonha e a desonra da arte de ser polícia. Que é feito dos ornamentos que durante anos foi a imagem de marca da polícia portuguesa? Esses novos polícias estão a tirar a credibilidade e o poder às forças da ordem. Ninguém leva a sério um polícia que não use o belo do bigode, tenha uma grande barriga e tenha uma cor na face.
É que para piorar as coisas, estes novos polícias nem sequer têm o paleio dos verdadeiros agentes da autoridade. Dantes quando nos mandavam parar por uma manobra ortodoxa (ilegal) o shô agente usava as seguintes palavras: “ ora o shô prevaricador incorre numa contra ordenação grave cuja sanção pode ir da aplicação duma simples coima à cassação do título de condução” in gato fedorento.
Ora, se formos parados por um agente da autoridade sem ornamentos apenas nos dirá que estamos multados por isto ou por aquilo…
É por estas e por outras que as pessoas já não levam demasiado a sério o trabalho dos polícias. Se ainda pudessem usar este palavreado, o prevaricador ficaria a pensar que o polícia é um polícia de verdade e sabe do assunto e o melhor é estar calado e passar o “carcanhol” antes que lhe aconteça algo de pior. Agora se vier um novato e simplesmente disser que estamos multados porque pisámos o risco contínuo da estrada em vez de utilizar os vocábulos correctos de um verdadeiro polícia como por exemplo: “O shô prevaricador incorreu na prática de transposição ou circulação em desrespeito por linha longitudinal contínua delimitadora do sentido do tráfego ou de linha mista com o mesmo significado” in gato fedorento. Ora digam lá se não é mais credível…
Agora que penso que poderei ser perseguido por agentes da polícia com o cacetete numa mão e com a outra a agarrar o chapéu, com as costas vergadas para trás e barriga para a frente, com o bigode quase a tapar-lhes os olhos e as rosetas a ficar cada vez mais rosadas, fico mais descansado, porque apanhado vai ser a ultima coisa que me vai acontecer…
Phonseka ®