quinta-feira, setembro 01, 2005

PHONSEKEOREMA XIV

Mas que granda padaria
Poucas coisas me fascinam mais nesta padaria que é a vida, que a quantidade de PÃO que os portugueses consomem diariamente.
É impressionante como os portugueses consomem pão. O verdadeiro português acompanha qualquer refeição com o belo do pão. O português come pão a acompanhar massa, quando o próprio pão é feito de massa, o português come piza com pão a acompanhar quando grande parte da piza é pão, e pior, o português chega ao cumulo de acompanhar uma bifana no pão com pão…
É por isso que comecei a tentar perceber o pão, e desenvolvi um estudo que me tirou uns belos três minutinhos do meu tempo. Andei de volta dos meus tubos de ensaio, e da minha torradeira amarela (teve que ser a amarela, porque a cromada estava a ser utilizada pela minha mãe), e cheguei à contundente conclusão que o pão é uma poderosa droga, desenvolvida pelos padeiros de todo o mundo…
Acredito mesmo que houve algures num local recôndito, num canto qualquer neste mundo, ou melhor, numa padaria qualquer, uma super, mega, hiper conferencia de padeiros, onde se reuniram e obtiveram uma formula para drogar o ser humano a consumir freneticamente pão. O português, e falo da realidade que conheço, a portuguesa, consome-se, pão com tudo, o português está viciado em pão, come-se pão com pão, é só pão, pão, pão, pão…
Diria até que nessa super, mega, hiper conferencia, os padeiros desenvolveram, uma formula para, e atenção a esta, fazerem com que o pão dure apenas umas horas até ficar duro como uma rocha, e para no dia seguinte lhes comprarmos mais e mais pão…
Pois é caros amigos, estamos em pleno século XXI, o Homem vai à lua como quem vai comprar pão, mandamos sondas para outros planetas, criam-se paystations portáteis ou mesmo com criações fantásticas como foi a invenção da piaçaba, será que não se consegue fazer com que o pão dure mais que umas míseras horitas?!!!!!!
Eu acho que já houve algum padeiro que com algum tipo de peso na consciência, fez um pão que realmente dura mais que a simples carcaça, papo-seco, molete, bico, ou simplesmente pão chamem-lhe o que quiserem (sempre houve grande discórdia ao nome a dar ao simples pão, mas isso é outra historia), e prova disso é a broa. A broa consegue durar dias, semanas mesmo…
Ora, se já se conseguiu fazer um pão com estas características, porque não fazer com que o pão, o tal que tem vários nomes dure mais que 24 horas???
Acho até que é uma falta de respeito, pois até mete dó ver velhinhas, senhoras de bem, todos os dias logo de manhãzinha com a sua cestinha em largas filas, por vezes esperando na rua por causa do pão, pão esse que foi comprado no dia anterior, mas que já está bom para fazer de pisa papeis…
Gostava de fazer um apelo a todos os padeiros deste mundo que deixassem de fazer pão que só falta ter um relógio incorporado com contagem decrescente, que faria com que no pão acabado de comprar, apareça uma mensagem a dizer que aquele pão se autodestruirá dentro a 24 horas.
Por isso, e aproveitando o apelo que faço aos padeiros deste mundo, e peço a todos vós que nos unamos e combatamos esta cabala desenvolvida pelos padeiros, para que tenhamos pão fresco durante mais dias, sem contar com o pão que por vezes se congela…
Viva o pão fresco durante mais dias…
Phonseka ®

12 comentários:

Esther disse...

Bela tese sobre o pão nosso de cada dia..

Pecola disse...

Em vez de pão não pode ser mousse de chocolate? =oX

Vagabundo disse...

Ganda phonca regressas em grande, só tu pra me lembrares que vivi o RAIO de 23 anos colados a uma fábrica que faz esa coisa que prá ai falas.
Abr Vagabundo

Diabo da Tasmânia disse...

E repara que é pelo pão que noto que continuo a crescer. já consigo comer um pão só com uma dentada, coisa que quando era mai'novo não conseguia. daqui a uns 3 anitos já marcha um centeio. Ou isso ou o pão está cada vez menos pão e mais ar. bem, mas ar também faz bem. pena é ser pago a preço de pão. mas às tantas até faz melhor. Olha, até agradeço aos srs padeiros por me venderem ar
!

Sputnik disse...

eheheh...mais um belo phonsekeorema...estou contigo nessa luta, por mim os pa~es deviam se manter sempre quentinhos:)
beijos e bom fim de semana

"Sonhos Sonhados" e "Os Filmes da Minha Vida!" disse...

Keridos Amigos

As férias terminaram...
...assim como um muro de areia
se desfaz... frente a uma onda... mais ousada.

o tempo passou
sem horários...
livre...
repousante...
um pouco dorido...
e
guloso.

não foram as melhores férias
...pois a saúde falhou um pouco
e
não ajudou
como deveria,
porém foi tão bom
estar junto dos meus deuses
que até o tratamento me pareceu mais leve.

devo dizer-vos
que senti saudades
das palavras
dos desenhos
das músicas
das imagens
a que todos vocês me habituaram
(principalmente
quando era castigada
pela imobilidade da medicação)
...mas...
para o ano
levarei comigo um portátil
que irei ganhar no euro-milhões...
... por esse motivo vou desde já começar
a lançar a sorte
e escolher os números.

Keridos
tudo isto para vos dizer
que não vos esqueci
e
para avisar
que a partir de hoje
vou perder
muitas horas gulosas...
a “fazer visitas”.

Beijux létinha.

Ps. desculpem ter usado a mesma
mensagem para todos...
mas não foi possível “personalizar”
.....................................
obrigada pelo “perdão”
.....................................
sois uns amores.

Esther disse...

Antigamente aquí deste lado do mar chamava-se de "pão" um homem bonito!!!

Anónimo disse...

Caro colega cientista:
tenho a reportar a descoberta do item abordado na sua tese, acerca do vício do pão.
O laboratório nacional da panificação, conjuntamente com a CIA e a INTERPOL, realizou uma investigação acerca do fabrico do pão, a qual determinou que os intervenientes nesse processo são controlados por um único líder denominado por "Homem da Pá" (daí eles usarem o nome de padeiros). Ora o sendo o "Homem da Pá" o líder tanto do trafego de cannabis, como do de pães, decidiu unir o processo de fabrico, ficando assim explicada a geração de dependência do pão, cujas características são em tudo idênticas à da depêndencia da hortaliça jamaicana.
Fim de relatório.

Canis Lupus Horribilis disse...

Phonseka! Sou um dos pão-dependentes, sem exageros claro! Prego acompanhado de uma carcaça?! Há gostos para tudo! Mas, é uma das principais caracteríticas do nosso povo, o segredo do pão.
Abraço Phonseka.

Müs disse...

Eu gosto partigularmente do "trigo-de-quartos", porque é bom e pelo nome fantástico. Mas claro que um centeio é sempre um centeio... se for com uma tira de entremeada grelhada em cima!
Sou fã do pão, totalmente! Pena é os preços exorbitantes que atingiu desde que chegou o euro...

Müs disse...

Podias ter falado da outra associação que se faz entre a palavra "padeiro" e uma certa parte da anatomia feminina... Hehehe

Carla disse...

(risos)
Pelos vistos a dependência não afecta todos, pois a menina aqui come quase tudo sem pão ;)...
De vez em quando lá aparece um "pão" daqueles que aqui não falas e que não se podem mas "deviamos" poder comer, mesmo com 15 dias e cheio de bolor... ;)
Mas enfim... há pão e paes... para todos os gostos...
Bjs