quinta-feira, outubro 06, 2005

PHONSEKEOREMA XVI

80's
Há coisas que fazem pensar, como por exemplo, o aparecimento do universo, o objectivo da vida e o seu aparecimento, a construção das pirâmides do Egipto, o sorriso da Mona Lisa, o porquê de os Delfins, os G.N.R. e a Missy Elliot ainda editarem álbuns, mas uma das coisas que me atormenta são os anos 80, é verdade, essa década ridícula anda a atormentar-me desde que cheguei a 1990, olhei para trás e vi a imagem em geral desses anos… PORRA!!!
Eu sei, eu também passei por eles principalmente na minha adolescência, mas é isso que vai ao encontro da minha angústia. Farto-me de pensar e não encontro palavras que descrevam como é possível que tanto mau gosto tenha aparecido apenas numa década.
Quem está a ler este Phonsekeorema e nasceu nesta década deve estar a lançar-me raios e coriscos, mas pensem comigo, que moda foi aquela? Roupas em forma de triângulo, com as piores combinações de cores possível, com tecidos estranhíssimos, pois lembrem-se daqueles fatos de treino com um tecido que mais parecia de papel vegetal, e o forro de um material semelhante ao filtro de exaustor.
As roupas é do mais flagrante no que concerne ao mau gosto, mas os penteados em nada ficaram atrás. Basta olharmos para canais como a VH1 quando dão programas dos 80’s, e temos a infelicidade de rever as bandas rock, e especialmente heavy metal, com aquelas farfalhudas cabeleiras, somente superadas em horribilidade por ninhos de ratos ou bolas de pelo acabadas de ser regurgitadas por um gato, as roupas, meu Deus, que era aquilo??? Claro que não me esqueci das pinturas na cara… praquê??? E os baixos e guitarras!!!? Sempre com formas pontiagudas… Jasus!!!
Mas pronto, falando mal dos anos 80, o pior é o visual, sobretudo os cabelos, a maquilhagem e as ombreiras. Em toda a história da humanidade não houve moda mais ridícula, nem na idade média.
Claro que estarão a pensar que não deveria estar a falar de uma época que também nos deu muita coisa boa, como por exemplo, coiso e também nos deu a outra coisa e tal… É verdade, não consigo perceber o porque de não se arranjar maneira de apagar essa década da história da humanidade. Era acabar com ela, quem nasceu nessa década nasceria numa outra, quem nasceu antes e teve a infelicidade de viver esses anos ficaria 10 anos mais novo, o que significaria 10 anos mais feliz.
Realmente tenho que dar o braço de quem gosta desta época a torcer (o meu é que não dou), apenas no que toca à imagem é que nestes anos descambou o universo do bom gosto e do bom senso, pois no resto, naquilo que ninguém viu ate passou por ser uma época normal.
Falando de música, tentei lembrar-me de algo de jeito, mas sinceramente só consigo lembrar dos U2, Pixies, Queen e até posso falar dos Smiths. E não, não me venham com Madonnas e Micheal Jacksons, ou Tina Turners, pois é do pior…
Basta olhar para estes nomes, e atenção que eram dos melhorezitos para ver que foi preciso o Grunge, logo em 1990, resgatar a música de um longo e tenebroso Inverno.
Basta ir a 1990 para ver que desde 1980 a 1989 foram tempos para esquecer em termos de estética, tanto visual como auditiva…
(deixo aqui de lado a estética publicitária no cinema, e mesmo dos filmes, isso é terrível demais para ser abordado assim, sem aviso) …
Para terminar, e para variar, vou terminar seriamente dizendo a verdade absoluta mas um pouco mais compactada daquilo que me levou a escrever este Phonsekeorema, tenho a dizer que de forma alguma sou um saudosista dos anos 80, pois tenho as minhas preocupações, especialmente com o actual processo de resgate em excesso desse período.
Pensando bem, há dez anos, resgatávamos o que havia de melhor nos anos 70 e produzia-se pouca coisa nova. Hoje, a produção cultural não é das melhores, com Britneys e afins, e com a avalanche de hip-hopadas que já dá cabo da mioleira ao pessoal, esquecemos a boa qualidade enquanto ouvimos a maioria da música que se ouve agora, há “alguém” que tem a infelicidade de relembrar os anos 80 e trazer tudo de volta. Isso quer dizer que, daqui a 20 anos, a geração vai ouvir B-52 e usar cabeleiras semelhantes a algodão doce, com uma franja que não se parece com nada, vão usar ombreiras, e fatos de treino com filtros de exaustor, sapatilhas com o pior design alguma vez imaginado, pinturas do pior, etc…
Bom, o pior é que se repararmos nesta onda de metro sexualismo, misturado com as modas dos anos 80, a humanidade vai entrar num perigoso círculo vicioso de total mediocridade e ridicularidade.
Nem quero imaginar…
(Pronto, também há coisas boas. Para isso dá a tua opinião, para escrever um dia destes um post sobre os prós dos anos 80...)
Phonseka ©

9 comentários:

Anónimo disse...

Os 80´...é verdade...nós que nascemos nos 70´.. saltamos..de repente para os 90´..para esquecer..boa!!! Reporter desde a Kapital..do país..

Anónimo disse...

ora bem... os 80's...
digamos k entrei nessa época com uma premonição... e as minhas fraldas estavam diariamente cheias dessa premonição.
Passei os primeiros anos dessa década literalmente a cagar nela, os seguintes não foram melhores pois fui introduzido na prisão (leia-se escola). O bom dessa longíqua era, lembro-me dos desenhos animados e séries agora considerados 'vintage' (tom sawyer, dartacao, verao azul, tres dukes, entre tantos outros), lembro-me do meu fabulástico ZX Spectrum +2k (kando os comps funcionavam a k7), das tardes livres sem fazer nada de jeito a seguir à primária, e ainda das grandes jogatanas k se faziam (kais futebol kais quê, falo é do bate-pé!). Em termos de música foi tb o surgimento dos xutos e algumas bandas punk portuguesas de qualidade. Tirando isso, acho mesmo que foi uma década digna do conteúdo das minhas fraldas...

Diabo da Tasmânia disse...

Tsss, como ousas dizer tamanhas barbaridades dessa época dourada!? O que seria do nosso património estético e cultural se não fossem os gloriosos oitentas... Ainda vai chegar o dia em que justiça lhes será feita...

Squeezy disse...

N me lembro lá mto bem, mas sem dúvida que ver o VH1, dá logo vontade de mudar de canal, pois aquele Mau gosto, é imperdoável.

Mas tb não me admirava nada que daqui a uns bons anos se voltem a usar umas data de cenas dos 80's

Pecola disse...

Pensa assim, caro Phonseka: os anos 80 não foram tão maus quanto o Vanilla Ice veio a ser.. =oPPPPPP

Anónimo disse...

Ena bem!...Não acredito que não gostavas daquelas calças xadrez à boca de sino que os teus pais te obrigavam a usar quando iam dar os passeios de Domingo?! É que não posso crer mesmo! (eu odiava!!!) Lol

Bjks e bom Domingo.

Vagabundo disse...

Não concordo lá muito, no que toca á musica temos grandes excepções, mas toda a restante e não é que tens razão?Foi tudo uma grande insanidade num mar de caspa.

Abraço Vagabundo
(não te percas outra vez)

Müs disse...

Para mim os 80's foram um mal necessário. Apareceram muitas coisas aberrantes (o MC Hammer, os Europe, os Bon Jovi, o PRINCE!!!), muitas delas ainda se mantêm hoje (vejam uma foto actual dos Iron Maiden e está lá tudo o que referiste...), mas apareceram também coisas boas: as séries infantis que nos acompanharam na infância (que, ao contrário das de hoje em dia - Pokémons e afins - não nos estupidificaram), os Depeche Mode e... bom, para me lembrar de mais já teria que fazer algum trabalho de investigação, e não estou para isso.
Ah, esqueci-me de referir os R5's, que não são propriamente uma coisa má, mas que nos dias que correm são "tunados" até à exaustão, até parecerem árvores de natal... Se o seu criador soubesse que era esse o seu destino, não os teria lançado no mercado!

Vagabundo disse...

Ficás-te paradinho nos 80's??????

Abraço Vagabundo