sexta-feira, novembro 04, 2005

Phonsekeorema XIX

Qual o tamanho?
VOLTEI!!!!!!!!
É o que dá não ter tido net estes dias, só agora que estou em casinha finalmente posso escrever.... Ufa!!!
Ufa??? Ufa porquê... não tenho nada de jeito para escrever...
Mas pronto, enquanto escrevia este início lembrei-me de um tema bastante controverso, e que para não variar me anda a mexer com o meu senso.
Ora, eu ainda sou do tempo, em que o pão de forma era pão de forma, não vinha fatiado. Era pão, mesmo pão, e cada um cortava-o consoante o seu gosto. É certo que esse pão ainda existe, mas o que me chateia é que há uns anos atrás um gajo qualquer, resolveu começar a vender o pão de forma já partido ás fatias...
Ui, esse pão vendeu e vendeu, foi um grande sucesso, de tal maneira que basicamente 95% do pão de forma agora é vendido assim.
Ok, ok... tudo bem que dá jeito, é mais rápido...
Mas, e seu eu quiser uma fatia mais grossa? Pode muito bem apetecer-me uma fatia mais grossa que aquela que está no pacote. Por exemplo, se eu quiser eu quiser uma torrada de pão de forma e quero uma torrada grossa? O que é que eu faço? Porque é que não posso ser eu a escolher o tamanho da fatia? Quem é que definiu o tamanho da fatia?
Que estudos fizeram para definirem aquele tamanho como o tamanho standard?
Podem estar a pensar, e pensam muito bem, que se eu quiser escolher a grossura da fatia, que compre do pão de forma que ainda não está fatiado, ao que respondo, que não estou a falar desse pão, por isso não me estraguem o Phonsekeorema, que de mau já tem a ideia.
Eu não concordo com aquele tamanho!!! Acho-a fina demais, e ainda por cima, quando vamos para pôr manteiga o raio da fatia “rompe-se” fazendo sempre sujar a mão de manteiga.
E tostas mistas? De tão finas serem as fatias, depois de prensadas ficam da grossura inicial da fatia de fiambre que tínhamos lá colocado.
Acho que devia haver uma alínea na Constituição que nos consagrasse o direito a escolher o tamanho da fatia do pão de forma, de modo a evitar a imposição por parte das grandes multinacionais, do tamanho da fatia!
Proponho uma solução... ponham na mesma embalagem de pão de forma, fatias de diferentes tamanhos!Assim, teríamos as fatias grossas para barrar com manteiga, fazer uma bela francesinha, etc.
Teríamos dentro do mesmo saco, uma fatia média, para uma torrada, uma tosta mista, e afins.
E por ultimo ainda teríamos as fatias finas que serviriam para barrar queijo fresco, doce, patê, etc…
Claro que podiam estar dentro do mesmo pacote, como podia haver um pacote de fatias finas, outro de fatias médias e um de fatias grossas…
Assim sim... mas esperem aí!!!E quem é que definia o que era uma fatia grossa ou média ou fina, e qual o seu tamanho?!?
Oh! Que se lixe... vou comer um croissant...
Phonseka ©

7 comentários:

Diabo da Tasmânia disse...

Epá... agora sei o que me atormentava todos estes anos e eu sem saber o que era... era o raio do pão fatiado.. não, afinal não era isso, era mesmo o sentido da vida.
Mas essa é de facto uma questao pertinente.
Eu propunha a solução de fazer como o fiambre e o queijo, vais à padaria e pedes o n.º de fatias que quiseres, do tamanho que quiseres.

Squeezy disse...

Tipo a min até me tava a apetecer ir tomar o pequeno almoço ali ao bar da ESE, mas dp de ler isto, axo k já n vou comer tosta, nem pãp de forma, vou mas é fazer como tu, e comer um croissant...

Vagabundo disse...

Tá dito... eu fico-me pelo pastelinho de nata!!!!
Abraço Vagabundo

Anónimo disse...

Óla doce,já cá está! De:Coimbra

Anónimo disse...

já resolvi esse problema das fatias... optei pelo sistema self-service da broa de milho: corta-se da grossura k se quer, não se rasga ao barrar, tem um sabor melhor que o sabor macdonaldsiano dos bimbos e panricos e, mais importante ainda, sabe bem melhor acompanhado de vinho que o pão de forma.

Müs disse...

Pois... já cá faltava o vinho, não é Johnny? :)
Eh pá, por causa destas merdas é que eu sou do partido do papo-seco e do pão centeio...
Quem se rende ao pão de forma rende-se à globalização da panificação!!!

Anónimo disse...

Convidamos-te a estar presente no Encontro BLOGalgarve!
Vem daí.