quinta-feira, dezembro 01, 2005

Phonsekeorema XXII

A Letra H
Há coisas que foram feitas para não serem pronunciadas, e uma delas é a letra “H”…
Esta é sem dúvida, uma das letras que mais polémica provoca.
Esta letra, é completamente esquecida quando se lê, portanto, há muita gente que faz jus à leitura e não se lembra dela quando escreve, mas não admira, o “H” é uma letra muda, transparente, olvidada…
O “H”, deve ser a única letra onde escrevendo-a, ela própria não é utilizada. “Agá”, que é feito do ”H”?
Pois é, venho neste Phonsekeorema, o Duo Décimo Segundo, expor o desprezo que se dá a esta letra.
Todos nós – espero eu –, quando estamos a falar, não pensamos nas letras que vamos empregar nessa palavra, mas de certeza que se houver algum tolinho que pense, dificilmente pensa no “H”…
Um dos locais em que essa palavra é mais mal empregue é no “há” do verbo existir, sendo escrita apenas “à”, o que numa frase, esse simples esquecimento mudará o sentido dessa mesma frase…
A única vez que se dá pelo “H”, é quando esta se une com outras letras como o “L” ou o “C”, mas mesmo assim, continua muda, emitindo apenas um ruído parecido ao de uma televisão mal sintonizada, um som tipo, XEEEEEEEEE!!! E entre outras letras, como no caso da letra “N”, que faz um som estranho que não consigo descrever…
Há coisas e coisas que começam o seu nome pela letra “H”, como é o caso das Hienas, elas são assim parvas, e estão sempre a rir, porque são parvas, lá está, estas não têm nada a ver com o nome começar por “H”, são parvas e pronto. Passemos a outro animal, os Hipopótamos. Os hipopótamos, apenas pelo facto de começarem o seu nome pela letra “H”, tiveram que aprender a nadar…
Isso mesmo, a nadar, porque como têm o nome começado por uma letra muda, eles também não conseguiam pedir por socorro quando se estavam a afogar, pois também eram mudos. Mas com a adaptação da espécie a esses afogamentos, os Hipopótamos começaram a aprender a nadar, e isto tudo porque o seu nome começa por “H”.
E esta hein?!? Nem Darwin...
Saindo agora um pouco da língua portuguesa, o “H”, é em alguns países, substituído por um “TIL”. No caso de Espanha, o próprio nome do país, é escrito com o “TIL”, España…
Meus amigos, uma coisa temos que louvar na língua portuguesa, – para além de ser bem mais bonita que a espanhola –, é que não descartamos a letra "H".
Será que para eles o problema do “H” antes do “À”, do verbo existir escreve, “TIL Á”?
- Ah e tal, til á hipopótamos que não sabem nadar…
Ao escreverem “TIL” antes do “Á” já se sabe que se tratava de um “Á” com “H”…
Ou não será assim?

Bom, agora que acabei de escrever este Phonsekeorema, e depois de o ler, acho que era melhor estar quietinho, mas sem “H” e sem nexo algum…
Phonseka ©

8 comentários:

Carla disse...

Há coisas que nem ao diabo lembra...
risos
Bjx

Squeezy disse...

Realmente nem msm o Darwin pra se lembrar disso....lol....

Mas já agora deixa-me deixar-te uma questão...

Referes aí uma data de nomes começados por "H", e aos quais dás uma "certa explicação" da sua existência...

Ao ler o teu post, lembrei-me constantemente de um que não referiste..mas aguardo pela tua explicação....e o dito cujo (nome) é..."Helena"....lol


PS: Axo k apenas me lembrei deste nome pk th várias amigas k se fazem apelidar desse nome.

gomas disse...

preciso de falar ctg sobre a formatação do teu blog.. se puderes manda mail para thisqdisse@hotmail.com ou arranja manira de me mandares o teu mail. Abraço

Anónimo disse...

Agora já olho para o "H" com outros olhos!

Bjk e bom domingo

Vagabundo disse...

Opsss... acho que o local indicado pta tão ofuscada letra deverá sem em...pois...de Háxixe!!!ou Hax de "Móce tá quiete"

Fica bem e em H
Vagabundo

Anónimo disse...

bem p~onseka... com esta é k puseste o darwin a dar voltas no túmulo, enquanto vocifera ferozmente mandando-te p'ró caral~o (ou então mandando-te p~oder, como se escrevia na altura dele)

bom, mas plo menos tanto nós como os españóis sempre somos mais inteligentes k os ingleses, pois esses catanos em vez de estarem caladiños quando dizem o 'H' no início de uma palavra emitem uma baforada quase imperceptivel, o que deixa sempre no ar um pestilento ~álito com fragância de 'fis~ and c~ips.

bien... já c~ega de treta por ~oje.

adiós muc~ac~o

Müs disse...

Tás com umas teorias do caral~o... Deve ser do frio :)

pisconight disse...

Ac~o que deciamos dispensar o "s" quando faz de "z" ou os dois "ss" para fazer de "ç".
Já para não falar do "c" quando está disfarçado de "s".
Enfim...
;)